Caro Hebert,
Hoje vivemos cenas de horror! Será que moro mesmo na 2ª cidade que mais arrecada impostos em Pernambuco?
Hoje, fui trabalhar sem bota, devido aos dias que o sol resolveu aparecer... mas bastou começar a chover que a Rua Canto Livre, no Sovaco da Cobra (Candeias), rua onde fica a Escola Raquel Gomes, encher rapidamente.
Eram quase 10 horas e nós já estávamos liberando os meninos, pois crescia o medo de ficarmos presos na escola sem ter como sair. Durante nossa passagem pela água, era possível sentir os sanguessugas, cobras e rãs passando por nossos pés. Nem dá para fotografar esse absurdo. Ou nós nos seguramos para não cair na lama, ou tiramos fotos e filmamos (HOJE ESTAVA MESMO IMPOSSÍVEL).
Nós professores, saímos com água na metade das pernas. Detalhe, somos um pouco mais alto que nossas crianças. E as pequeninas? Elas passavam com águas já muito alto... próximo a cintura. Uma vergonha! Como posso falar de cidadania a esse povo? Dizer as mães que não deixem seus filhos entrarem naquelas águas? Como posso falar de não jogar lixo, para não entupir ainda mais os espaços por onde a água pode correr, se eles nem tem coleta? Que espécie de governantes temos em Jaboatão que se omitem durante tanto tempo, mediante a nossa situação?
Aqui em Sotave, não menos atingida que a comunidade do Sovaco da Cobra, estamos ilhados. Quase não consigo entrar em casa, pois a vala que fica do lado da minha casa, novamente alagou. A água nem tem para onde correr e, diferente de algumas comunidades que tiveram alguns serviços terríveis da prefeitura, onde a escavadeira alargou os canais piorando a situação, Sotave nem isso teve. Nada se faz aqui. A obra de calçamento da Avenida José da Câmara Vieira (a qual já teve até festa de inauguração) está parada e o que foi feito até agora é algo tão insignificante que nem merece comentário.
Fico a pensar o que é feito com nossos impostos, não apenas com o IPTU, mas com tudo o que se arrecada em projetos e impostos. A festa de carnaval e a festa da Pitomba já me traz uma referência do que é feito, pois em educação, saúde, segurança e infra-estrutura não é gasto esse dinheiro não...
Precisamos movimentar a sociedade para refletir sobre isso... É de fato vergonhoso!!!
Iágrici Lima
Professora
Para ver a situação da escola mencionada pela professora, basta clicar AQUI e ver a matéria feita no mês passado pela Globo NE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário