Hoje pela manhã, os moradores da comunidade do Vietnã – em Piedade - fecharam a Avenida Bernardo Vieira de Mello em protesto aos buracos e as condições precárias de saneamento básico em várias ruas de Piedade e da comunidade do Vietnã.
O protesto começou por volta das nove horas da manhã, horário em que as pessoas estão indo ao trabalho. A Avenida Bernardo Vieira de Mello, principal corredor de acesso aos bairros de Piedade e Candeias ficou totalmente congestionada. Mesmo assim, muitos motoristas aprovaram o protesto, como é o caso da estudante universitária Fabiola Lins:
- Me senti de alma lavada vendo o protesto desses cidadãos. Finalmente a população resolveu se mobilizar contra o absurdo dos alagamentos e dos buracos em Jaboatão!"
Munidos de cartazes indicando o nome das ruas esburacadas e sem saneamento (que constam como asfaltadas na prefeitura – pasmem!) os moradores queimaram pneus no local e exigiram uma providência da prefeitura. O protesto só foi encerrado duas horas depois e o tráfego foi liberado no local.
A comunidade do Vietnã fica bem próxima ao bairro de Jardim Piedade e da Lagoa Olho D’Água. Os moradores do local vivem em situação subumana, sem nenhum tipo de saneamento básico ou infra-estrutura. A comunidade também fica bem próxima ao Canal de Setúbal, na parte nova que foi construída e hoje está abandonada, cercada de lixo, ratos, mosquitos e doenças. Os moradores do Vietnã vivem – literalmente – num cenário de guerra, de total descaso público!
O protesto dos moradores do Vietnã, que não têm um bom nível educacional (por falta de políticas educacionais públicas de qualidade – é claro), foi uma atitude louvável, digna de um cidadão que se sente lesado, abandonado pelo poder público! Espero que as pessoas mais instruídas de Piedade e Candeias sigam o mesmo e exemplo e vão às ruas protestar. Chega de pisar na lama! Chega de alagamento! Chega de ignorar que a única lagoa de formação de restinga do nordeste (em área urbana) não existe! Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior errecadação tributária do Estado de Pernambuco. É inadmissível a prefeitura ficar esperando recursos do Governo Federal para fazer o básico! Tapar os buracos, desentupir galerias pluviais e manter as vias de circulação em bom estado é dever do município!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.