Potal da transparência de Jaboatão é minimalista e não possibilita consulta de forma clara processos licitatórios. Para isso é preciso acompanhar Diário Oficial do Município (existe on line, em PDF, no site da prefeitura).
Agora é lei (131/2009): Distrito Federal, Municípios, Estados e União, devem disponibilizar, através da internet, o portal da transparência, ou seja, um espaço onde o cidadão possa acompanhar a receita, despesas, processos e licitações de cada gestão.
Jaboatão já colocou no ar o limitado e discreto espaço, onde é possível conferir de forma simples, apenas as despesas e receita do município. Uma pesquisa mais elaborada, como processos licitatórios, consulta de empresas contratadas, entre outros, a dificuldade aumenta. E nem sempre é possível, como determina a lei.
Hoje a tarde, tentei fazer uma pesquisa de empresas contratadas em Jaboatão, mas como a linguagem do portal é extremamente técnica, não consegui realizá-la com êxito.
Acredito que a lei é um avanço, contudo, como ela não especifica de forma clara como deve ser cada portal, deixando essa responsabilidade nas mãos dos gestores de cada localidade, nem sempre as informações são claras e precisas de acordo com o objetivo proposto, tornando o projeto uma mera conveniência. Em Jaboatão, o portal da transparência já é um avanço, mas bem que eles poderiam melhorar um pouquinho mais, heim?
O QUE PODE SER CONSULTADO EM JABOATÃO?
- Receitas;
- Despesas;
- Lista de empresas e fornecedores.
DIFICULDADES:
- Consultar valores pagos a fornecedores, pois a linguagem é muito técnica e um leigo tem dificuldade de usar as ferramentas on line;
- Licitações - não existe link para as licitações, sendo necessário acompanhar o Diário Oficial de Jaboatão;
- Detalhamento (na medida do possível) de contratos;
- A prefeitura não se preocupou em criar uma url (exemplo: www.NOME DO SITE.gov.br). No portal da transparência de Jaboatão o endereço é http://189.1.7.136:8989/SOL/open.do?action=open&sys=SOL. Isso dificulta o acesso digitando diretamente no navegador. É necessário entrar no site da prefeitura de Jaboatão, identificar o link do portal e clicar para ter acesso.
Bom, nosso blog facilitou para você! Para visitar o portal da transparência de Jaboatão, basta clicar AQUI
Se você deseja ler o texto da lei 131/2009, basta clicar AQUI
Para manifestar sua opinião sobre o portal da transparência em Jaboatão, basta deixar seu comentário. Participe!
Um comentário:
Tenho dois filhos estudando na escola M. São Sebastião lote 92 jaboatão. Trata-se de uma escola grande recém-inagurada, mas não tem nada que fuciona, está na hora do prefeito olhar para a educação dessas crianças sem contar que está na hora de trabalhar a formação ou até de mudar a direção para ver se dar certo. A violencia, a sujeira, e o abandono toma conta aos poucos da escola. Hoje mesmo não teve aula porque os banheiros estão sujos sem agua.
Postar um comentário