O objetivo é controlar a super população de cães e gatos no município
Uma antiga reivindicação de ONGs que defendem os animais, finalmente foi atendida em Jaboatão dos Guararapes. No início deste mês, a prefeitura sancionou a lei 450/10, que pertente controlar a superpopulação de cães e gatos no município, através da esterilização gratuita destes animais.
De acordo com o texto da lei, publicado no Diário Oficial do dia 01 de Outubro de 2010, primeiramente o município fará parecerias com as clínicas veterinárias de Jaboatão aptas e interessadas em fazer o procedimento. Em seguida, o Centro de Vigilância Animal de Jaboatão (CVA) vai realizar uma campanha para cadastrar os donos de animais interessados, encaminhando-os posteriormente para as clínicas credenciadas que farão o procedimento gratuitamente em até 30 dias.
Só poderão se cadastrar pessoas de baixa renda (critérios ainda não foram especificados). Os valores destinados aos custos do projeto não foram mencionados. A secretaria de saúde também não informou quando a campanha de conscientização da população e os procedimentos terão início.
Assim que eu tiver maiores informações aviso para vocês. Mas já vou elogiando a atitude da prefeitura, pois é muito triste ver animais se reproduzindo sem controle, sendo soltos e maltratados na rua. É muito importante conscientizar a população da importância de esterilizar, ou controlar a reprodução desses animais através de métodos contraceptivos (vacinas, por exemplo). Eu espero que esse lei saia do papel o mais rápido possível. O blog vai acompanhar.
2 comentários:
É muito importante que os donos de animais tenham a conciência do bem que a castração trás aos bichinhos!!
São inúmeros os benefícios... Nada de fugas, nada de reprodução indesejada, nada de câncer (fêmeas em especial), entre outros!!
Espero que a prefeitura realmente abrace essa causa!!
Concordo com você Tais. É muito importante a esterelização dos animais. Mas espero que eles não utilizem como critério para o procedimento apenas quem ganha o bolsa família ou algum benefício social do governo. Não é apenas cachorro e gato de pobre que se reproduz e são abandonados na rua. Por isso acho que a lei deveria ser para toda a população interessada, independentemente de classe social.
Postar um comentário