segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Estudo revela número de internações por falta de saneamento básico em Jaboatão

As crianças são as maiores prejudicadas com a falta de saneamento básico

O Instituto Trata Brasil realizou um estudo recente que revelou o número de internações de adultos e crianças em virtude da falta de saneamento básico no Brasil. Jaboatão dos Guarararapes aparece como o 11º município do Brasil com mais de 300 mil habitantes, que mais interna pessoas por problemas no saneamento básico. 

Em 2008, o número de internações por diarréia em Jaboatão chegou a 219,7 para grupo de cada 100 mil habitantes. Entre as crianças, o número foi assustador: entre os anos de 2007 e 2008, 1856 crianças, de 0 a 5 anos de idade, foram internadas com problemas de diarréia. 

O estudo revela ainda que os Estados do Norte e Nordeste do Brasil, respectivamente, apresentam os piores índices. Em pesquisa anterior, Jaboatão foi apontada pelo Instituto Trata Brasil como a 6ª pior cidade e coleta e tratamento de esgoto do Brasil. 

GASTO COM SAÚDE

A falta de saneamento básico faz o Estado elevar o gasto com saúde. O grande número de internações em Jaboatão fez o município gastar em 2008, apenas com as internações, a quantia de R$ 72.444,00 mil reais (FONTE DATASUS - Ministério da Saúde).

Graças a essas internações, a taxa de mortalidade por diarréia não foi considerada alta. Para o grupo de 100 mil habitantes, em 2007 a taxa foi de 0,87% e em 2008, de 0,38% (morrem de 4 a  8 pessoas por ano). Mas essas mortes poderiam não existir se a qualidade do saneamento em Jaboatão fosse menos precária.


Quando se fala em mortalidade em virtude das internações por diarréia, Jaboatão ocupou em 2008 a posição do ranking 52º entre as 80 cidades pesquisadas. 

PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

Para que um município receba recursos do Governo Federal para investimento em saneamento básico é necessário a elaboração de um PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO, de acordo com a lei federal nº 11.445/2007.  Como Jaboatão não possui este plano, já deixa de receber recursos para o setor  a partir deste ano.

De acordo com a assessoria de imprensa de Jaboatão, já existem recursos para elaboração do Plano Municipal de Saneamento.  A prefeitura informa que em breve ele estará pronto, mas não foi dada uma data específica para a conclusão do mesmo.

PARA LER O ESTUDO COMPLETO DO INSTITUTO TRATA BRASIL, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário: