Pages

domingo, 2 de janeiro de 2011

Faltam guardas ambientais na Secretaria de Meio Ambiente de Jaboatão

Jaboatão possui apenas 16 guardas ambientais e 1 viatura alugada para fiscalização

Para se combater crimes ambientais não é necessário apenas boa vontade. É preciso investimento do poder público. E Jaboatão  ainda está longe de ser um exemplo na área ambiental, mesmo com os esforços dos profissionais que trabalham dia e noite em prol do meio ambiente. 

Com mais de 256 quilômetros quadrados de extensão e uma população de mais de 600 mil habitantes, Jaboatão possui apenas 16 guardas ambientais. Eles se revesam num trabalho exaustivo de fiscalização, que esbarra ainda na falta de equipamentos. 

Hoje, o Grupamento de Meio Ambiente de Jaboatão (GAMA), possui apenas 1 viatura para atender as ocorrências, que vão de crimes ambientais graves a denúncias de poluição sonora. A viatura é um carro popular comum que foi alugado pela prefeitura.  Como o veículo não é adequado, os agentes ambientais tem dificuldades para chegar em lugares de difícil acesso, como em matas, áreas de mangue e terrenos arenosos.

 Veículo utilizado pelo GAMA para atender as ocorrências

Apesar das dificuldades, a situação já foi pior. Quando a secretaria foi criada pelo então prefeito Elias Gomes (PSDB), existiam apenas 4 guardas ambientais. Em 2 anos, o ex-secretário, Márcio Mendes, ampliou este número para 16. Mesmo assim a quantidade é considerada insuficiente para atender a um município com a extensão de Jaboatão. Existe a expectativa que este número dobre agora em 2011, chegando a 32 profissionais. Mas nada está certo ainda. 

Outra conquista recente foi a aquisição de um bote, que não existia. Agora, os guardas ambientais poderão fiscalizar os mananciais do município. Equipamentos de áudio e vídeo, necessários para documentar os flagrantes, também foram adquiridos este ano.

 Mesmo sem pessoal, GAMA realizou um bom trabalho em 2010

Mesmo o blog estando descontente com a ausência de fiscalização aqui na na Lagoa Olho D'água, não podemos negar que ano de 2010 foi um ano relativamente positivo para o Grupamento de Meio Ambiente de Jaboatão (GAMA). Poderia ser melhor se tivesse uma estrutura mais adequada...

Além de ter aumentado o seu efetivo, o órgão de fiscalização contabiliza grandes feitos, como a apreensão de 490 equipamentos de som e cassação do alvará de funcionamento de 2 casas de shows em Jaboatão, na chamada "Operação Sossego", que visa combater a poluição sonora. 

O GAMA ainda realizou operações para conter podas de árvores e retirada irregular de areia em áreas de preservação. Vários infratores foram autuados e pás, enxadas e serras apreendidas.

Atualmente a secretaria de Meio Ambiente está realizando cursos de formação de agentes ambientais, em parceria com a Secretaria da Mulher. Mulheres das comunidades estão sendo capacitadas para serem um canal de comunicação entre o poder público e a comunidade, agilizando as demandas dessas comunidades.

Nosso blog deseja que em 2011 o GAMA possa atuar de forma menos precária. Resolver estas questões será o desafio do novo secretário de desenvolvimento da cidade, em parceria com o sub-secretário de meio ambiente, se é que assim podemos chamá-lo após a recente reforma político-administrativa que unificou as secretarias em Jaboatão, "diminuindo-as" teoricamente de 21 para 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.