Pages

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Editorial do Jornal do Commercio destaca falta de saneamento em Jaboatão

O editorial do Jornal do Commercio de hoje, destacou mais uma vez os problemas causados pela falta de saneamento em Jaboatão. É a mídia e a população clamando por soluções efetivas para esse problema enorme, que aflige a segunda cidade que mais arrecada impostos no Estado de Pernambuco. Mas perece que os governantes são surdos, ou se fazem...

Confira o trecho do editorial:

Divulgado recentemente, o ranking da pesquisa Trata Brasil posicionou Jaboatão dos Guararapes em 11º lugar entre as cidades com mais de 300 mil habitantes onde a falta de rede coletora e de tratamento de esgoto contribuiu muito para o adoecimento da população em 2008. Por ano, de cada 100 mil moradores de Jaboatão, 219 foram hospitalizados com diarreia, doença que tem como uma de suas causas mais comuns a contaminação da água por dejetos como fezes humanas.

A relação de causa e efeito entre a ausência de saneamento ambiental e doenças é óbvia. Jaboatão só tem 8% dos moradores com acesso à coleta de esgoto, e, desses, 13% são servidos por uma rede que coleta e trata os dejetos. A maioria da população tem fossa no quintal ou despeja dejetos em córregos e canais. O maior risco de doenças ocorre quando a ligação é feita diretamente para rua, expondo a população à contaminação.

Comparativamente, em cidades mais bem saneadas, a taxa média é de 49 internações por cada grupo de 100 mil. No Recife, entre 2003 e 2008, a taxa de internação por diarreia foi de 102 por 100 mil habitantes. Em Olinda, de 104 e, em Paulista, 71. Recife e Paulista têm 37% das casas com coleta de esgoto. Em Olinda a cobertura é de 34%.

Um comentário:

  1. A COMUNIDADE DO CONJUNTO DOM HELDER CAMARA PEDE SOCORRO AO PREFEITO ELIAS GOMES E SEUS SECRETARIOS, NAO AGUENTAMOS MAIS, E NEM SABEMOS MAIS A QUEM RECORRER.
    É DESESPERO TOTAL

    ResponderExcluir

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.