Lagoa Olho D'água/Jaboatão dos Guararapes/PE - maior lagoa de formação de
restinga em área urbana do Brasil
Hoje é o dia mundial da água. Mas em Jaboatão dos Guararapes não há nada a se comemorar. A data de hoje serve mais para reflexão do que para comemorações. Apesar de sermos a segunda cidade mais importante do Estado de Pernambuco, temos uma política ambiental ineficiente e nossos recursos hídricos correm sérios riscos.
A Lagoa Olho D'água, por exemplo, que é a maior de formação de restinga em área urbana do Brasil, atualmente serve como esgoto da zona sul de Jaboatão. Seus quase 400 hectares de espelho d'água estão poluídos. Estima-se que a Lagoa Olho D'água receba 20 milhões de litros de esgoto não tratado todos os dias, o que vem agravando a situação do assoreamento e trazendo graves conseqüências ao meio ambiente e à vida da população, que precisa conviver com doenças e alagamentos intermináveis durante o inverno.
Outro grave problema em Jaboatão é a poluição da nossa faixa litorânea. Praias como as de Piedade e Candeias, tem a grandes trechos impróprios para banho, de acordo com a CPRH. Reflexo de vivermos em um município que amarga o título de 6º pior em saneamento do Brasil.
O rio Jaboatão é outro problema. Extremamente mal tratado, o rio transporta todo esgoto da parte antiga de Jaboatão para orla do município.
Infelizmente, em Jaboatão, assim como em centenas de cidade do Brasil e do mundo, não há nada a se comemorar neste dia 22 de março.Vamos cada um, pelo menos, tentar fazer nossa parte, economizando esse liquido tão precioso à vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.