Pages

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Em Palestra, prefeito de Jaboatão tranquiliza mercado imobiliário

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB) fez palestra, na última sexta-feira (01.04), no 4º Salão Imobiliário de Pernambuco, que foi realizado no Centro de Convenções, em Olinda. Elias falou sobre os desafios e oportunidades do município para empresários do setor imobiliário do estado.

Elias Gomes fez um relato da situação encontrada no município em janeiro de 2009. Para o prefeito, a falta de credibilidade nas gestões anteriores afastou investidores de Jaboatão. “Depois de poucos mais de dois anos de gestão, nós resgatamos a credibilidade e conseguimos trazer muitos investimentos”, disse Elias.


O Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável Jaboatão 2020 foi mostrado, com detalhes, pelo prefeito Elias Gomes aos empresários do setor imobiliário. “Posso dar meu testemunho que a Prefeitura mantém um diálogo com os investidores” disse Gustavo Dubeaux, da Construtora Moura Dubeaux, parceira de Jaboatão na implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município.


“Reconhecemos o esforço do prefeito Elias Gomes para reerguer Jaboatão. Hoje, sabemos que o município vive um outro momento”, disse Alexandre Mirinda, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi). O 4 Salão Imobiliário reuniu 32 empresas do setor e levou cerca de 20 mil pessoas ao Centro de Convenções durante cinco dias. 

Problema de infraestrutura ainda afastam as construtoras

Apesar do prefeito estar tentando tranqüilizar o mercado imobiliário, muitas construtoras ainda encontram dificuldades para investir em Jaboatão. Na zona sul, os bairros de Piedade e Candeias, que são os mais valorizados e procurados, as construtoras deixam de investir em virtude da falta de infraestrutura e saneamento básico. Algumas construtoras já começa a fazer o papel do poder público, investindo em vias de acesso para os seus empreendimentos, o que acaba aumentando os custos e deixando o negócio menos atrativo.

Na área da Lagoa Olho D'água existem muitos terrenos disponíveis a novos empreendimentos imobiliários, mas sem ruas de acesso ou rede de esgoto, as construtoras acabam desistindo de construir.

Vale lembrar que a zona sul de Jaboatão está inserida no chamado Eixo do Desenvolvimento de Pernambuco. Muitas pessoas estão vindo morar nesta região, por ela estar perto do pólo industrial de Suape e ao mesmo tempo numa área com certa estrutura urbana. A especulação imobiliária vem crescendo e quase não se encontra imóveis para alugar ou comprar, por isso a necessidade de se construir novos imóveis. 

O desenvolvimento dessa região dependerá dos esforços do poder público em resolver as carências de infraestrutura e saneamento.  Hoje Jaboatão tem o título de 6ª pior cidade em saneamento do Brasil. Vencer essas barreiras é o desafio dessa gestão e das futuras. Só assim o mercado imobiliário finalmente poderá investir com tranqüilidade, nesta área que tem grande potencial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.