Binário de Cajueiro Seco será uma obra do Governo do Estado, deve mudar o perfil do trânsito de Jaboatão e a cara de dezenas de comunidades
Matéria Publicada no Diário de PE
Por Tânia Passos
A obra da Estrada da Batalha é sem dúvida uma das maiores intervenções viárias já vistas em Jaboatão dos Guararapes. Mas não será a única. A Secretaria de Transportes de Pernambuco iniciou o processo de licitação para implantação de um binário em Cajueiro Seco, que vai permitir a ligação da Avenida Bernardo Vieira de Melo com a BR- 101.
O traçado, que vai mudar o panorama do trânsito na Zona Sul do município, permitirá a interligação dos bairros de Piedade e Candeias com o Litoral Sul, acesso à Estação Integrada de
Cajueiro Seco e redução do fluxo na própria Estrada da Batalha graças a um complexo de alças que permitirá o fluxo nos diversos sentidos. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.
O traçado, que vai mudar o panorama do trânsito na Zona Sul do município, permitirá a interligação dos bairros de Piedade e Candeias com o Litoral Sul, acesso à Estação Integrada de
Cajueiro Seco e redução do fluxo na própria Estrada da Batalha graças a um complexo de alças que permitirá o fluxo nos diversos sentidos. A previsão é que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.
O projeto orçado em R$ 250 milhões foi incluído no PAC da Mobilidade e tem 10% de contrapartida do governo do estado. Ele foi dividido em duas etapas.
A primeira vai contemplar o binário e a segunda o complexo de alças que fará as ligações com o litoral Sul, BR-101 e Aeroporto.
A licitação da primeira etapa já está em curso e o governador já autorizou a licitação do projeto executivo da segunda etapa`, afirmou o secretário. Segundo ele, a expectativa é que as duas etapas estejam concluídas até 2013.
O binário que sairá de Piedade em direção ao bairro de Cajueiro Seco terá um viaduto com uma alça sentido aeroporto e outra sentido Suape.
O viaduto passará sobre o terminal integrado de Cajueiro Seco e fará ligação com a BR-101, também chamada de 4ª perimetral. Nessa etapa já está prevista a ligação com o complexo de alças que vai ser construído sobre a Estrada da Batalha. Depois de iniciadas as obras, o prazo de conclusão é de 48 meses.
O binário de Cajueiro Seco é formado pelas ruas São Sebastião e Hidrolândia. A São Sebastião se subdivide ao longo do trecho nas ruas Nossa Senhora Aparecida, Haiti, Santa Helena e Júlio Maranhão.
Na via paralela do binário estão as ruas Dom Sávio, Hidrolândia e 12 de Outubro.
É na 12 de Outubro que termina o binário e avia segue em um único sentido acompanhando o traçado da São Sebastião.
O trecho do binário tem 3,3 quilômetros de extensão. As duas vias paralelas terão cada uma 19 metros de largura, três faixas de veículos, sendo uma exclusiva para ônibus, ciclovia e área de passeio com 2,5 metros.
No trecho, após o binário, onde passa a ser uma única via, ela terá 1,1 km de extensão e será ampliada para 36 metros de largura com seis faixas de veículos, ciclovia, passeio e mais canteiro central, o que vai permitir trânsito nos dois sentidos.
A notícia da implantação do projeto encheu de expectativas os moradores das ruas que vão compor o binário. A estimativa do projeto é de remover cerca de 520 moradias e estão previstos R$ 33 milhões no pagamento das indenizações.
O comerciante Cosme Soares, 69 anos, está otimista com as mudanças. "Acho que será muito bom para a região e trará mais desenvolvimento`. Expectativa também do morador Manoel da Silva Neto, 56 anos. Com o pagamento da indenização ele espera mudar de vida.
O binário de Cajueiro Seco é formado pelas ruas São Sebastião e Hidrolândia. A São Sebastião se subdivide ao longo do trecho nas ruas Nossa Senhora Aparecida, Haiti, Santa Helena e Júlio Maranhão.
Na via paralela do binário estão as ruas Dom Sávio, Hidrolândia e 12 de Outubro.
É na 12 de Outubro que termina o binário e avia segue em um único sentido acompanhando o traçado da São Sebastião.
O trecho do binário tem 3,3 quilômetros de extensão. As duas vias paralelas terão cada uma 19 metros de largura, três faixas de veículos, sendo uma exclusiva para ônibus, ciclovia e área de passeio com 2,5 metros.
No trecho, após o binário, onde passa a ser uma única via, ela terá 1,1 km de extensão e será ampliada para 36 metros de largura com seis faixas de veículos, ciclovia, passeio e mais canteiro central, o que vai permitir trânsito nos dois sentidos.
A notícia da implantação do projeto encheu de expectativas os moradores das ruas que vão compor o binário. A estimativa do projeto é de remover cerca de 520 moradias e estão previstos R$ 33 milhões no pagamento das indenizações.
O comerciante Cosme Soares, 69 anos, está otimista com as mudanças. "Acho que será muito bom para a região e trará mais desenvolvimento`. Expectativa também do morador Manoel da Silva Neto, 56 anos. Com o pagamento da indenização ele espera mudar de vida.
Fonte: Diário PE - 06/04/11
Um comentário:
Sem contar com a expressiva melhoria empreendida à mobilidade do extremo da zona sul, que passará a contar com acesso rápido ao TI SEI cajueiro seco.
Diga-se de passagem, que o trecho do binário que corresponde pelas ruas São Sebastião e Hidrolandia, nada mais são do que uma complementação, feita pelo governo do estado, ao projeto que já vem sendo implantado pela CBTU, que consistia na implantação de um elevado sobre a faixa de domínio do metrô, interligando o TI ao sistema viário do bairro.
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