Percurso de será de 18km e ligará a Estação Cajueiro Seco (Jaboatão) até a Estação Centro do Cabo (no Cabo de Santo Agostinho).
Os dois trens a diesel que hoje fazem a ligação entre Jaboatão e Cabo de Santo Agostinho estão com os dias contados. De acordo com CBTU, até o final do ano que vem (2012), os atuais trens serão substituídos pelos famosos VLTs - Veículos Leves sobre Trilhos.
O superintendente regional da CBTU, Reicardo Beltrão, afirma que os novos veículos trarão mais conforto, segurança e comodidade aos usuários. Beltrão explica ainda que serão sete veículos, também movidos a diesel, todos com ar condicionado, portas automáticas e câmeras de monitoramento. Cada VLT terá 3 vagões, com capacidade total para transportar 200 pessoas (sendo 51 sentadas).
A velocidade média dos VLTs é de cerca de 38km/h (igual a do metrô), mas o diferencial é que ele funciona como um veículo comum, podendo parar em cruzamentos e sinais de trânsito -"O VLT é um veículo que convive com o tráfego rodoviário", observa Beltrão.
Os sete VLTs estão sendo produzidos por uma empresa no Ceará e custarão R$ 56 milhões. O valor total do projeto será de R$ 100 milhões, já que a atual malha ferroviária que liga Cajueiro Seco (em Jaboatão) ao Centro do Cabo (no Cabo de Santo Agostinho), também será recuperada e readequada em alguns trechos.
No futuro, o Governo do Estado pretende estender a linha de VLTs até o porto de Suape, mas ainda não há prazo definido para isso acontecer.
Atualmente, dois VLTs estão circulando entre Jaboatão e Cabo, mas sem levar passageiros, apenas em teste.
O portal NE10 fez um especial bacana para falar da história do Trem entre o Cabo e Jaboatão, além de trazer mais detalhes sobre os VLTs. Clique aqui e confira.
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