segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Boa notícia: Jaboatão poderá receber ramal viário da Transnordestina

O novo ramal ligará o bairro da Muribeca ao Porto de Suape. O roteiro será uma alternativa para o transporte logístico da região
 
 Imagem: divulgação
Com objetivo de viabilizar a inclusão de Jaboatão dos Guararapes na rota da ferrovia Transnordestina, um grupo integrado por empresários e técnicos da prefeitura vai analisar os custos e benefícios da construção de um ramal viário que ligue o Porto de Suape ao bairro da Muribeca. O resultado desse estudo será entregue à direção da ferrovia, que vai analisar a proposta.


De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciências e Tecnologia e Turismo de Jaboatão dos Guararapes, Jackson Rocha, a decisão foi tomada após um encontro do prefeito Elias Gomes com o diretor de negócios da Transnordestina Logística, Marcello Marques, e com os representantes de três grandes empresas situadas no município: Wallmart, Rapidão Cometa e GL Empreendimentos.


“Jaboatão tem um grande potencial logístico consolidado. Esse ramal será mais uma opção para as grandes empresas que estão instaladas estrategicamente no bairro da Muribeca. O que hoje é feito através do transporte rodoviário, pode ser barateado com o transporte ferroviário. No entanto, ainda será feito um estudo de custo e benefício. Com os dados concluídos, a direção da Transnordestina decidirá”, explicou Jackson.


Ainda de acordo com o secretário, não apenas as empresas que estiveram no encontro participarão do estudo, mas muitas outras que têm interesse na construção do ramal. A previsão é que até o final do mês de agosto, o estudo seja concluído.


FERROVIA



A Transnordestina é uma ferrovia que está sendo construída para interligar os estados do Piauí, Pernambuco e Ceará. Com a construção dessa ferrovia, o escoamento da produção agrícola ou industrial desses estados será facilitado. A previsão é que o primeiro trecho da Transnordestina, que sai da cidade de Eliseu Martins (PI) e termina em Suape (PE), seja concluída até o final de 2012. O segundo trecho, que sai de Suape, segue até o Porto de Pecém (CE). A previsão é que toda a Transnordestina fique pronta até o final de 2013.

Com informações da assessoria de imprensa de Jaboatão

Nenhum comentário: