Pages

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Meteorologia prevê inverno ameno este ano no litoral do Nordeste

Transbordamento da Lagoa Olho D'água em 19 de abril de 2011

19 de abril de 2011. A forte chuva que caiu em Jaboatão deixou centenas de pessoas desabrigadas. Mais uma vez, a Lagoa Olho D'água transbordou e toda a zona sul de Jaboatão se transformou num caos. Um ano após o desastre, provocado pelo grande volume de chuvas aliado a falta de infraestrutura, parece que neste ano a situação será diferente. É que diz o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC, que afirma que existe 75% de probabilidade das chuvas este ano ficarem dentro ou abaixo do normal.

O volume de chuvas acumulado previsto para os meses de maio, junho e julho deve ficar em torno de 700mm, entre litoral do Rio Grande do Norte e Alagoas. Já entre os meses de agosto e outubro, as chuvas não devem ultrapassar os 200mm. 

De acordo com o CPTEC, o baixo volume de chuvas no litoral nordestino este ano é provocado pelo fenômeno La Ninã, que é o resfriamento anormal no Oceano Pacífico.

Ações preventivas - apesar da "pouca" chuva prevista para este ano no litoral do Nordeste, a prefeitura de Jaboatão anunciou no final de março a Operação Inverno 2012. Estão sendo investidos mais de R$ 52 milhões em várias obras, como limpeza de canais, pavimentação de ruas, drenagem, contenção de encostas e ações preventivas da defesa civil. 

Na zona sul de Jaboatão, por exemplo, todos os 10 canais que desembocam na Lagoa Olho D'água foram limpos. A prefeitura também fez a limpeza parcial do Canal de Setúbal, no trecho que margeia a lagoa, entre Piedade e Barra de Jangada. 

O que ainda estar deixando a desejar é o sistema de drenagem de algumas ruas, como a Jangadeiro, em Candeias. Na referida rua, famosa pelos seus inúmeros alagamentos durante o inverno, o sistema de drenagem de um trecho da rua não foi recuperado, o que está já está provocando alagamentos até com 30 minutinhos de chuva.  Além disso, o nível da Rua Jangadeiro foi aumentado, deixando vários imóveis abaixo do nível da rua. E isso pode ser um problema neste inverno se a drenagem não funcionar...

Outra crítica que o blog precisa fazer é com relação as obras da Rua Nossa Senhora do Loreto. A prefeitura está executando obras na rua desde meados do ano passado, mas ainda não as concluiu. Apenas metade da rua ganhou drenagem nova, entre a Igreja do Loreto e a Av. Ayrton Senna (obras parcialmente concluídas). O restante da rua, mais perto da lagoa, as obras ainda não começaram. A pergunta que não quer calar: como a água vai escoar para a lagoa se a drenagem do final da rua (mais perto da lagoa) não foi sequer iniciada? Vai entender...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.