Pages

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Há quase dois anos, Jaboatão aprovou lei de acesso gratuito a internet... mas população continua desconectada

Em outubro de 2010, nosso blog noticiou que Jaboatão aprovou a lei 447/2010, que autoriza o município a ceder sinal de internet gratuita à população. Apesar do texto da lei ser restritivo e ainda precisar de alguns ajustes (como nosso blog analisou na época), se a lei tivesse sido colocada em prática, milhares de jaboatoneses que hoje não tem acesso a rede estariam conectados.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL - apontam que de dezembro de 2010 a junho de 2011, Jaboatão possuía apenas 19.230 pontos de acesso de internet banda larga, número considerado baixo para a segunda maior cidade em população do Estado de Pernambuco. Só para se ter uma ideia, no mesmo período, Recife possuía pouco mais de 155 mil pontos de acesso a internet banda larga.



Se a lei tivesse sido cumprida, como seria o acesso público a internet em Jaboatão?

Se o município tivesse colocado a lei em prática e implementado a infraestrutura, todos os jaboatoneses poderiam se conectar a internet com velocidade mínima de 64kbps.

Para ter acesso, o cidadão precisaria se submeter a um cadastro, estar com o IPTU em dia e seguir algumas regras de utilização, tais como, não acessar sites pornográficos. Outra imposição que não agradou muito foi o bloqueio a downloads. 

Apesar da aprovação da lei ter sido o passo inicial para tentar conectar a população, a forma como o texto da lei foi aprovado recebeu bastante críticas na época. Um exemplo é a imposição de só poder utilizar a internet pública se estiver com o IPTU quitado. Tal medida acaba restringindo a população que mora em áreas carentes e não tem o imóvel regularizado. Hoje, de acordo com o IBGE, 35% da população de Jaboatão vive em favelas e esta população (que se quer recebe o IPTU) é a que mais precisa do acesso a internet gratuito. 

Polêmicas a parte, a lei do acesso gratuito a internet em Jaboatão, aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Elias Gomes, foi mais uma lei que entrou para o na lista das leis engavetadas, que ninguém respeita, começando pelo executivo. Que pena...

Ficou curioso para acessar o texto da lei? Clique aqui e confira!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.