Pages

quinta-feira, 10 de maio de 2012

OPINIÃO: Sem peso de antes, PV Jaboatão força a barra por mais espaço no governo

Charge de Ivan Cabral
Por Herbert Fernandes

Já se foi o tempo em que o Partido Verde (PV) tinha força. Com a saída de Marina Silva, o partido vem se mostrando incapaz de conduzir o que sempre defendeu: a política de defesa do meio ambiente. A situação do partido é crítica tanto no cenário nacional, como estadual e municipal. O PV vem perdendo admiradores e ficando cada vez mais apagado.

Aqui no Estado de Pernambuco, por exemplo, o PV  deu um tiro no pé quando aceitou comandar a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A decisão do presidente estadual do partido, Sérgio Xavier, de ir para o governo Eduardo Campos, provocou desentendimentos no partido. O PV perdeu apoio de ambientalistas além do seu único deputado eleito, Daniel Coelho, que pediu desfiliação e foi para o PSDB. Para Daniel, o PV ter se tornado governo foi algo incoerente, já que o partido sempre criticou a postura do governo Estadual com relação as políticas ambientais e depois virou a casaca.

E em Jaboatão o declínio do PV não é diferente. Na época de Marina Silva, o partido agregou valor ao seu nome e conseguiu posições de destaque na política jaboatanense. O PV passou a ser líder na câmara de vereadores, mesmo tendo apenas 1 vereador eleito no município. Alavancadas por Marina, as questões ambientais estavam na moda e o PV pregava o discurso de partido política e ecologicamente correto. Tal postura conquistou admiradores e o PV crescia em todas as regiões do Brasil. Como prova disso, em 2010, o PV obteve votação expressiva em Jaboatão. O fenômeno Marina Silva foi a segunda candidata a presidente mais votada no município, deixando José Serra em terceiro lugar. 

O PV municipal colhia os frutos da parceria com Marina. A esta altura do campeonato, já comandava a secretaria de meio ambiente de Jaboatão que, embora inoperante na visão de muitos, conseguia se sustentar graças ao "boom" que Marina trazia ao PV.

Mas com a saída de Marina Silva, o PV foi se enfraquecendo e hoje faz de tudo para reconquistar o título de partido forte que tinha antigamente. Em Jaboatão, por exemplo, o PV vem se sentindo desprestigiado e começa a forçar a barra querendo mais espaço no governo. Já falam até em candidatura própria, mandam notas aos meios de comunicação dizendo que estão insatisfeitos com os tucanos, como se dessem um recado a Elias do tipo, "Olha, se você não valorizar a gente pula fora". 

Mesmo com o PV Jaboatão forçando a barra sem ter tanta bala na agulha, Elias Gomes vem se mantendo tranquilo e evitando comentar o assunto.  Por enquanto, o PV segue focando no poder, nos cargos e agindo por trás, criticando o governo, que na época das "vacas gordas" o partido sempre defendeu. Agora vamos esperar para ver se o partido vai conseguir dobrar os tucanos ou se o tiro sairá pela culatra.

2 comentários:

  1. Este blog esta mais parecendo o Diário Oficial da Prefeitura de Jaboatão, pois só sai matéria "positiva" sobre o Governo Municipal, e agora passa a defender Elias Gomes como se fosse seu "pai".
    Será que o Herbert se vendeu?
    Pois nos velhos tempos, antes do Herbert ir a Europa, este blog era critico ao Governo Elias.
    Então Herbert qual é a tua?

    ResponderExcluir
  2. A RUA JOAO FRAGOSO DE MEDEIROS EM PIEDADE, ESTÁ PRECISANDO DE RECAPEAMENTO EM TODA A VIA E NÃO DE TAPA BURACOS, .
    UMA RUA ANTES DO TERMINAL EXISTE UMA LIXEIRA DO PRÉDIO PRECISANDO SER MUDADO DE LOCAL, PORQUE ESTÁ SEM GRADE E OS BARRAQUEIROS APROVEITAM E COLOCAM LIXO QUE ESBORRAM PELO MEIO DA RUA SENDO LEVADOS PARA CAIXA DE ESGOTO PELA CHUVA. PREFEITURA DE JABOATÃO VAMOS FAZER UM SERVIÇO DE QUALIDADE, VAMOS FISCALIZAR

    ResponderExcluir

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.