Comunidade de Buenos Aires foi uma das beneficiadas |
Com os títulos, moradores antigos dessas áreas passam a ter direito a posse do terreno, que foi ocupado irregularmente há dezenas de anos.
A decisão é positiva para esses moradores, mas é preciso que o município invista também em infraestrutura na região da lagoa, que foi ocupada sem qualquer planejamento ou controle urbano. Hoje não existe saneamento ou pavimentação e milhares de pessoas vivem em situação precária, expostas a alagamentos e doenças.
Vale lembrar que os títulos de posse emitidos são apenas para 100 moradores muito antigos da área. A prefeitura de Jaboatão e o governo do Estado anda fiscalizando a lagoa para evitar novas invasões. Novas construções e liberação de "habiti-ses" continuam bloqueados numa área de 500 metros da lagoa Olho D'água. A medida é para evitar novas construções e aguardar a conclusão dos estudos de macrodrenagem da região, que ficam prontos já no próximo mês de julho deste ano.
Todos moradores que vivem na área de proteção ambiental, de 100 a 200 da lagoa, já foram cadastrados e devem deixar a área em breve. Esses moradores serão realocados em apartamentos de interesse social. Em seguida deverá começar o projeto de revitalização e urbanização da lagoa, que já tem R$ 116 milhões garantidos através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário