Denúncia foi formalizada pelo vereador Eliezer Costa
Pelo Gazeta Nossa
Rua Nossa Senhora da Piedade, em Coquinhos, uma das denunciadas por Eliezer como local onde foram colocados entulhos. |
O vereador, Eliezer Costa, participou dia 29 de maio de audiência pública no Ministério Público com o promotor de meio ambiente, Dr. Flavio Falcão, Secretários de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, GAMA, Cipoma, CPRH, Comandante da Polícia Militar, Major Denis, e donos de empresas que fazem as coletas de entulhos e de materiais chamados popularmente de “bota fora”.
A audiência foi feita para formalizar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para evitar que materiais de demolições como metralha, lixo, etc. sejam depositados em locais proibidos por lei, comprometendo o meio ambiente.
O vereador Eliezer Costa tem feito denúncias graves de que a própria administração municipal, por meio das empresas contratadas, estaria retirando entulhos de construções e de ruas em reparação de áreas nobres e levando este entulho para cobrir ruas de comunidades carentes.
Eliezer diz inclusive que, o terreno abandonado da Câmara de vereadores de Jaboatão, em frente ao prédio da Prefeitura, está servindo como depósito ilegal destes entulhos: “A prefeitura vem cometendo vários crimes contra o meio ambiente, como aterro indevido nas comunidades carentes colocando até lama que é retirado dos canais”, diz o vereador e pré-candidato à prefeitura pelo PPL – Partido da Pátria Livre.
Na audiência, foi firmado um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – para que os resíduos só sejam depositados em local devidamente licenciado pelo CPRH, órgão estadual responsável pelo meio ambiente.
Segundo o termo assinado, quem for pego praticando a deposição irregular dos resíduos será autuado em flagrante, sofrerá multa e terá o veículo apreendido, mesmo que seja de propriedade da administração municipal.
-------------------------------------------------------------------------------------
P.S do Blog - Notícia excelente, mas nosso blog tem uma ressalva: quem vai fiscalizar e como a população pode fazer denúncias? Ligando para o telefone da Sec. Municipal de Meio ambiente que ninguém atende? Será que os 16 homens do Grupamento de Meio Ambiente de Jaboatão e uma única viatura vão consegui fazer a fiscalização de todo município? São perguntas que nem mesmo o Ministério Público sabe responder.
Enquanto isso, os entulhos são jogados em qualquer lugar, desmoralizando, inclusive, a decisão do próprio Ministério Público. Ah! Enquanto eu preparava este post, uma caminhão privado carregado de entulhos foi descarregado nas margens da Lagoa Olho D'água...
E parabéns à iniciativa do vereador Eliezer Costa. Se os outros vereadores deixassem de puxar saco e se empenhassem mais nesta questão ambiental, exigindo que o município invista mais na fiscalização, ai SIM! o problema seria resolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário