Ministério Público entende que Heraldo está acumulando funções e entrou com uma ação contra o vice-prefeito
Publicado pelo Diário de Pernambuco de hoje
O vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Heraldo Selva (PSB), e futuro presidente da Empresa de Urbanização do Recife (URB), poderá ter que rever seus planos de fazer parte do governo Geraldo Julio (PSB). O promotor de Justiça Antônio Fernandes Oliveira recomendou à Câmara de Vereadores do município que o Legislativo não autorize o socialista a ocupar cargo público em outra esfera do poder ou em outra cidade. Na semana passada, os vereadores aprovaram uma mudança na Lei Orgânica de Jaboatão, permitindo que o vice pudesse se licenciar para assumir um cargo fora do município.
No entender do Ministério Público, apesar da mudança, é preciso uma autorização formal da Câmara para o afastamento de Heraldo Selva. A recomendação do promotor já foi encaminhada para conhecimento e análise do procurador-geral do Ministério Público estadual, Aguinaldo Fenelon. Não está descartada a possibilidade de o MPPE ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) em função da mudança na lei.
De acordo com o promotor, a mudança fere a Constituição Federal e pode resultar na perda do mandato do vice, caso o socialista acumule as duas funções. A Câmara tem um prazo de dez dias para informar à Promotoria se seguirá a orientação. Caso a recomendação não seja acatada, pode sobrar também para os vereadores. Eles correm o risco de ser enquadrados por improbidade administrativa. “A Lei Orgânica vai ficar para a vida toda, e a mudança feita recentemente autoriza o afastamento não apenas desse vice, mas de qualquer outro que venha ser eleito junto com o prefeito”, informou o promotor.
O presidente da Câmara de Jaboatão, Ricardo Valois (PT), explicou que Heraldo Selva não está cometendo nenhuma ilegalidade, porque não está acumulando o cargo de vice com o de presidente da URB. “Mudamos a lei e demos a licença para ele. Heraldo pediu licença sem remuneração da prefeitura, portanto, não está acumulando dois cargos. A mudança na lei foi para extinguir o acúmulo de função. A nova publicação da lei autoriza o vice-prefeito assumir em outra cidade sem remuneração. Acredito que o promotor acatará nossas explicações”, argumentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.