Por Herbert Fernandes
Com infraestrutura precária (para não dizer inexistente), basta uma chuvinha fraca para as comunidades no entorno da Lagoa Olho D'água, em Jaboatão, se transformarem num verdadeiro caos. A imagem ao lado feita pelo nosso blog mostra uma rua da comunidade de Santa Felicidade, em Candeias, com alagamentos, muita lama e esgoto a céu aberto. E este é só um exemplo da realidade e descaso com esta região, que concentra 1/3 da população de Jaboatão dos Guararapes, a segunda maior cidade do Estado de Pernambuco.
Entra ano, sai ano e pelo jeito a promessa dos governantes de desenvolver o município é só balela. Melhoria e avanços na nossa cidade quase não existiram nos 15 anos em que vivo por aqui. Tudo continua exatamente do mesmo jeito: sem saneamento básico, sem ruas pavimentadas, sem planejamento, sem respeito ao meio ambiente e com uma gestão omissa e inoperante.
Com relação a verba para fazer as obras: Sim! Elas existem! Só para urbanizar a região do entorno da Lagoa Olho D'água, mais de 60 milhões foram liberados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desde 2008. Outros R$ 100 milhões também foram liberados este ano para a construção da Via Metropolitana Sul no entorno da lagoa, mas todo este dinheiro até agora não foi usado pelo governo do Estado, que argumenta que está desenvolvendo os projetos. Detalhe: há 5 anos estão planejando as ações. Quanta incompetência!
E a prefeitura de Jaboatão? Não faz nada, não cobra, não desenvolver projetos, absolutamente nada! A omissão é total! Pela prefeitura de Jaboatão é melhor esconder os problemas da Lagoa Olho D'água, varrê-los para debaixo do tapete, mesmo que mais de 100 mil pessoas vivam no entorno desta, que é a maior lagoa de formação em restinga em área urbana no Brasil e, talvez, a mais abandonada também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário