Pages

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Vereador de Jaboatão é cassado por fraude em campanha eleitoral

Nivaldo do Gás (PRP)
O vereador de Jaboatão, Nivaldo do Gás (PRP),  teve sua legislatura cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. A sentença foi proferida pela juíza da 101ª zona eleitoral, Catarina Vila-Nova, no último dia 26 de março. 

De acordo com a sentença, o vereador Nivaldo teria fraudado material de campanha, induzindo o eleitor a pensar que estava votando no candidato Ubira do Pop, quando da verdade o voto estava sendo direcionado ao próprio Nivaldo. 

A fraude no material de campanha teria sido em parceria com o próprio Ubira do pop, começado 30 dias antes da eleição do ano passado, quando o candidato Ubira teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça eleitoral. De acordo com o processo, por estar impedido de concorrer a eleição, Ubira do Pop teria se aliado  a Nivaldo do Gás e usado material de campanha e mensagens que induziam o eleitor ao erro.

"Conforme bem ilustram fotos extraídas de uma carreata realizada no Jardim Jordão, a propaganda de Nivaldo do Gás era, originalmente, realizada nas cores azul e branca. Após o apoio do ex-candidato UBIRADOPOP, a propaganda também assumiu as cores azul, amarela e vermelha, utilizando o mesmo material de campanha deste.  Não bastasse tal fato, observo que, do material de propaganda, colhe-se o seguinte texto: PARA VEREADOR UBIRADOPOP, 44144 (assinado Nivaldo do Gás em letra minúscula). Por outro lado, o partido que se encontrava filiado UBIRADOPOP EXIBIA LEGENDA 45. Como UBIRADOPOP poderia ter-se transformado em 44144?" - contesta a juíza na sentença do processo de impugnação de nº 3-09.2013.6.17.0101, o qual nosso blog teve acesso com exclusividade. 

A juíza utilizou ainda como argumento da sentença o fato de Ubira do Pop ter tido mais votos que Nivaldo na eleição de 2008 - "Enquanto nas eleições de 2008 Nivaldo do Gás teve apenas 578 votos, UBIRADOPOP teve 2.486 votos (...) Nas eleições Municipais de 2012, Nivaldo do Gás obteve 2.223 votos e UBIRADOPOP, não recebeu votos porque seu pedido de candidatura foi indeferido (...) Por todos esses fundamentos, considero que a propaganda promovida de forma conjunta pelos demandados exibiu, sim, caráter fraudulento, sendo apta por si só enganar o eleitor " .

A decisão da juíza de cassar a legislatura de Nivaldo do Gás foi possível porque o pedido de impugnação da candidatura foi feito 15 dias antes da eleição, como determina a lei eleitoral. A justiça já encaminhou o pedido de afastamento imediato de Nivaldo ao presidente da Câmara de Jaboatão. Tanto Nivaldo, como Ubira do Pop, ficaram ainda inelegíveis por 8 anos, de acordo com a lei ficha limpa. Nosso blog não conseguiu localizar o vereador cassado, nem Ubira do Pop. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.