Localizada no bairro do Pacheco – Regional Cavaleiro, unidade educacional Maria Augusta Dutra foi a terceira colocada no concurso “Cantando pela Saúde”
Imagem: Valter Andrade (divulgação)
Aprender brincando. Foi desta maneira que um importante projeto realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) abordou a erradicação de doenças negligenciadas nas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), a exemplo da hanseníase, filariose linfática, esquistossomose e verminoses. A ação consistiu na realização da primeira edição do concurso intitulado “Cantando pela Saúde” e movimentou alunos das redes de ensino de Jaboatão dos Guararapes, Recife e Olinda.
Na tarde desta quinta-feira (06/06), no auditório “Espaço Ciência e Cultura” do IMIP foi realizada a solenidade de premiação. A Escola Municipal Maria Augusta Dutra, localizada no Pacheco conquistou o terceiro lugar da premiação, levando para a unidade educacional um Minissystem e uma Câmera Digital. A canção premiada, uma versão da música “Pelados em Santos” do grupo Mamonas Assassinas, abordou de forma humorada os sintomas e hábitos saudáveis para prevenção da Esquistossomose.
“Trabalhamos em sala de aula maneiras de prevenir as doenças negligenciadas. Acredito que esse projeto, além de ter mudado a visão dessas crianças, será muito importante na conscientização da comunidade”, afirmou a gestora da Escola Maria Augusta Dutra, Gilvanete Batista. Para Kassyane Keylla Lourenço de Lima, 9, estudante do 4º ano do ensino fundamental da unidade educacional jaboatanense, a participação no concurso contribuiu para a aprendizagem dos colegas de turma.
“Gostei muito de participar deste concurso, pois aprendemos, de maneira divertida, formas de se evitar as doenças. Eu e meus amigos estamos alertando nossos pais sobre como evitar a Esquistossomosse”, disse. Já a secretária executiva de Promoção a Saúde de Jaboatão, Gessyane Paulino, presente na cerimônia de premiação, destacou a importância de desenvolver ações educativas com as crianças.
“Esse foi um momento para apresentarmos uma parte dos resultados das ações desenvolvidas pelo município. De forma lúdica, em parceria com a Secretaria de Educação, envolvemos as crianças no combate a filariose, esquistossomose e hanseníase, homenageando a escola que mais se destacou nesse tipo de aprendizado dentro do município. Com isso, esperamos ter dado um importante passo no objetivo maior que é o de erradicar essas doenças em Jaboatão”, destacou.
Aproximadamente 16 mil estudantes das três cidades participaram do concurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários NÃO são responsabilidade do autor do blog, cabendo a ele a moderação dos mesmos. Comentários como spans, com ofensas, calúnias, qualquer tipo de discriminação, com incitação ao ódio, falta de ética ou que desrespeitem quaisquer outros princípios da boa convivência, poderão ser removidos sem qualquer aviso prévio. Span de candidatos que possam utilizar os comentários para campanha eleitoral também serão removidos.